Repositório

Dossiêr do Filme

Galeria Fotográfica

Este arquivo pertence à família Guariba, todos os direitos estão reservados.

Documentos audiovisuais

Aquí reunimos archivos audiovisuais de pesquisa do filme.

Audiência Heleny Guariba Parte 1

A 21ª audiência da Comissão da Verdade do Estado de São Paulo Rubens Paiva aconteceu nesta quinta-feira, 14/3, trazendo depoimentos sobre Heleny Telles Ferreira Guariba e Paulo de Tarso Celestino Silva, ambos desaparecidos em 12 de julho de 1971.

Fonte: Comissão Estadual da Verdade

O programa ABCD em Revista desta semana é especial. Esse programa mostra a garra, a luta e a inteligência de uma mulher que tentou livrar o país das garras dos militares. O preço disso foi a sua própria vida. Heleny Guariba: militância na arte e na vida entrevista artistas, familiares, ex-militantes políticos sobre a trajetória da diretora de teatro e militante da VPR (Vanguarda Popular Revolucionária). Ela desapareceu em julho de 1971, no Rio de Janeiro, e até hoje se debate qual a verdade por trás desse desaparecimento.

ABCD em Revista exibido em 27/07/2012 Tema: Heleny Guariba

Cortometraje animado de las arpilleras que bordaron las mujeres de Chile en la época de la dictadura de PInochet Gran Premio Coral de Animacion Festival del Nuevo CIne Latinoamericano de La Habana, Premio al Mejor Cortometraje festival BiaRRITZ sans frontières, Premio Especial del Jurado Festival Derhumalc Argentina (cine sobre derechos humanos).

Fonte: Vivianne Barry

Audiência Heleny Guariba Parte 2

A 21ª audiência da Comissão da Verdade do Estado de São Paulo Rubens Paiva aconteceu nesta quinta-feira, 14/3, trazendo depoimentos sobre Heleny Telles Ferreira Guariba e Paulo de Tarso Celestino Silva, ambos desaparecidos em 12 de julho de 1971.

Fonte: Comissão Estadual da Verdade

A diretora do filme Cadê Heleny?, Esther Vital, fala sobre este curtametragem de animação em stop motion. Cadê Heleny? utiliza uma técnica de costura de tecidos chilena chamada arpillera para a construção dos personagens e da composição de cena. O documentário conta a história de Heleny Guariba, desaparecida durante a ditadura militar brasileira, cujo destino é desconhecido até hoje. 

Depoimento e imagens gravados em dezembro/2018 e maio/2019. Fonte: Rumos Itaú Cultural 

Documentos

Dossiê Heleny Ferrira Telles Guariba

Dossiê encaminhado à Comissão Especial de Mortos e Desaparecidos Políticos por Francisco Mariani Guariba Neto e João Vicente Ferreira Telles Guariba, filhos de Heleny Ferreira Telles Guariba, no dia 20/03/1996. Fonte: Comissão Estadual Rubens Paiva

Heleny Guariba: considerações sobre um teatro estético-político

Artigo publicado pelo Coletivo Político Quem na aParte XXI, revista do teatro da universidade de são paulo (USP

.

Heleny Guariba: luta e paixão no teatro brasileiro.

SOUZA, Edimilson Evangelista de. 2008. 247 f. Dissertação (mestrado) – Universidade Estadual Paulista, Instituto de Artes, 2008. Disponible en: <http://hdl.handle.net/11449/86885>.